Meio certo ou apenas errado
No passado foram concluídas as obras de asfaltamento e urbanização da rua lateral da RJ-106 entre Florestinha e a ponte do Rio São João, projeto que melhorou em muito o visual deste trecho, acabando com a poeira e o lamaçal que existia no local. O comercio e moradores bateram palmas para a iniciativa e agradeceram as autoridades pela benfeitoria realizada mais, sempre tem um mais. Senão vejamos; porque não foi feita a ciclovia no trecho que foi urbanizado, fazendo com que o ciclista tenha que andar pela rua ou então atravessar a pista da estrada para usar a ciclovia existente no lado oposto. Bem ai vamos a outro questionamento que é o local para travessia da pista, pois só foram construídos três pontos de travessia sinalizados e com sinal de transito, sendo passada a informado que seriam instalados mais cinco pontos neste trecho, o que não aconteceu. Diriam alguns que se trata de uma rodovia e que não deve ter tantos sinais de transito mais sabemos que todo o progresso vem junto com as estradas, criando-se ao seu redor povoado, loteamentos, etc., e que em futuro próximo a passagem de pessoas e veículos inevitavelmente vai acontecer sendo assim necessária a existência de controles de trafego de veículos e de pessoas, inclusive com a redução da velocidade dos veículos. A mesma necessidade de reduzir a velocidade dos veículos na pista central também ocorre na pista lateral que na obra recém concluída, recebeu vários quebra molas para redução de velocidade dos veículos, o que não aconteceu na pista lateral do lado oposto. Diariamente observam-se casos de veículos em alta velocidade, fazendo ultrapassagem em locais pouco indicados, freadas bruscas que deixam marcas no asfalto, acessos e saídas da rodovia sem a devida parada para ver se não vêm um veiculo, um ciclista ou um pedestre. Estamos vivendo a época do “quase”, mas em algum momento vamos passar a fase do “aconteceu” e ai sim vamos lamentar a perda da vida humana. Com a adoção de poucas medidas podemos fazer com que esta etapa demore muito a acontecer, senão vejamos: colocação de sinais de transito na rodovia e nas ruas laterais, preferencialmente no mesmo ponto para poder atravessar as pistas em segurança; colocação de sinalização visual (placas) e pintura dos quebra molas existentes e nos a serem colocados; placas de velocidade e de estacionamento permitido e proibido; e o mais importante, a colocação de fiscalização móvel e fixa da guarda municipal. Outro ponto a ser observado é que na construção das pistas laterais é que não foi feita a previsão de local para travessia de uma pista lateral para a outra e que com freqüência notamos bloqueio total da pista quando um veiculo de maior porte precisa passar de um lado para o outro. A solução seria ter esta travessia junto com o sinal de transito. Só assim vamos poder passar do “meio certo ou apenas errado” para o “perfeitamente correto”.
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